parque@superaparque.com.br

+55 16 3315 - 0303

+55 16 3315 - 0735

Biotecnologia e Bioinformática são ferramentas fundamentais para a preservação do meio ambiente

Ecobiotech, ligada ao Supera Parque de Ribeirão Preto, utiliza análises laboratoriais e computacionais para estudos microbiológicos que beneficiam o agronegócio e outros setores da economia

Unir biotecnologia e bioinformática tem permitido o desenvolvimento de inovações importantes para o agronegócio e outros setores da economia. É o que tem feito a Ecobiotech, startup ligada ao Supera Parque de Inovação e Tecnologia, de Ribeirão Preto, que combina análises laboratoriais e computacionais, utilizando a informação genética para estudos microbiológicos.

A técnica permite que os pesquisadores identifiquem uma grande quantidade de bactérias, fungos, protozoários e vírus, permitindo também o entendimento da microbiota (grupo de microrganismos que vivem em um ambiente) de diversos tipos de amostra, independente da complexidade.

Embora pareça complexo, Rodrigo Nery, CEO da startup, explica que o tema tem ganhado cada vez mais espaço. “Bioinformática e Biotecnologia são temas que têm se tornado conhecidos do público. A primeira é uma ciência extremamente interdisciplinar que lida com questões de biociências com métodos matemáticos e de informática para o entendimento de dados biológicos de diferentes fontes. Já a Biotecnologia desenvolve tecnologias a partir de organismos vivos, ou matéria-prima a partir deles, para criar ou modificar produtos e resolver problemas na sociedade, como vacinas, antibióticos, etc.”, explica.

MERCADO

Com o avanço da ciência, da tecnologia e da acessibilidade aos dados, também é necessário desenvolver novas soluções para atender o mercado. A startup ECOBIOTECH tem ampliado seu portfólio de serviços e soluções nas áreas de bioinformática e biotecnologia. Só em 2021, por exemplo, a empresa conquistou novas parcerias importantes e estratégicas como grandes redes de hotelaria e shoppings.

Algumas das soluções criadas pela empresa têm como objetivo resolver impactos negativos que os efluentes lançados na atmosfera causam ao meio ambiente. A Ecobiotech desenvolveu soluções para o tratamento de fossas sépticas, caixas de gordura e redes de esgoto, biodegradação de corantes. É o caso do sistema CRD, Solução automatizada que atua na degradação de lipídeos (óleos e gorduras) acumulados nas caixas de gordura industriais, promovendo o tratamento e prevenindo entupimentos. “A degradação é realizada com o auxílio de composto microbiológico desenvolvido pela equipe de pesquisadores da Ecobiotech. Esse composto é natural, não agride e nem polui o meio ambiente, o que torna o tratamento de efluentes prático, rápido e sustentável”, diz.

Já para o setor do agronegócio, a empresa desenvolve inovações que auxiliam os produtores agrícolas na construção, montagem, capacitação e estruturação de biofábricas on farm para produção de insumos biológicos customizados. “A Ecobiotech realiza o mapeamento genético completo do solo para selecionar os melhores microrganismos e estratégias para a produção de biológicos. Com a aplicação de tecnologias de ponta, garante maior qualidade de produção aliada a redução de custos em diversas culturas”, explica.

ECOBIOTECH

Startup que desenvolve soluções biotecnológicas inovadoras e adaptáveis com a aplicação da bioinformática, oferecendo respostas diferenciadas, personalizadas e sustentáveis. Atualmente, tem serviços e produtos para efluentes, agronegócio e pest control. Conheça mais em http://ecobiotech.com.br

SUPERA PARQUE

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 88 empresas instaladas no Parque, sendo: 65 delas no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; e 23 empreendimentos no Centro de Negócios. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br

Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos

Ana Cunha | (16) 99322.8972 | ana@skycomunicacao.jor.br

Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | caio@skycomunicacao.jor.br